segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

"LUSITÂNIA VENCE MATRAQUILHOS (5-2) E É O NOVO LÍDER DA SÉRIE AÇORES DE FUTSAL"

fONTE: diário insular | desporto | futsal | 29.jan.2018

LUSITÂNIA VENCE MATRAQUILHOS (5-2) E É O NOVO LÍDER DA SÉRIE AÇORES DE FUTSAL


Garra a defender
e fé em Bettencourt



 LUSITÂNIA ultrapassa Matraquilhos na liderança da Série Açores de Futsal


Mesmo quando o adversário apertou, o Lusitânia foi uma equipa muito coesa. João Bettencourt esteve inspirado. Marcou 4 golos.





JOSÉ ELISEU | di

Os primeiros 10 minutos de jogo útil foram dominados pelo Matraquilhos. Mantendo quase sempre o mesmo eixo com Tiago Poim como pivot e Fábio Raposo mais recuado a construir jogo e a tentar provocar fraturas na estrutura defensiva do Lusitânia. A pressão constante dos matrecos impedia que os lusitanistas tivessem bola e ameaçassem a baliza de Nuno Cardoso. A solução de recurso dos verde-brancos estava nos passes longos de Luís Brum ou Diogo Pereira, na tentativa de que os alas pudessem pôr pé em ramo verde.

Pelo contrário, a formação de Terra Chã colocou os seus alas em posição de finalização, como foram os casos de Carlos Rui, primeiro, e Diogo Ávila, depois, que acertaram nos postes da baliza de Pedro Cardoso. Pela tendência do jogo não surpreendeu o primeiro golo do Matraquilhos, apontado por Fábio Raposo aos 8 minutos.

O estado de domínio e vantagem do Matraquilhos foi subitamente abalado e alterado com o golo do empate do Lusitânia, obtido de grande penalidade pelo guardião Pedro Cardoso. Este golo, um tanto ou quanto inesperado, mudou o cariz do encontro. O Lusitânia passou a explorar melhor os espaços da quadra e o Matraquilhos perdeu alguma da agressividade na procura da bola. Os citadinos, sempre com um futsal mais direto, souberam fornecer melhor um inspiradíssimo João Bettencourt. O 2.º tento resultou de um passe magistral de Tiago Leal para a finalização lúcida do avançado verde-branco.

A equipa de Nuno Vieira entrou forte no 2.º tempo, tentando rodar com critério e variar os seus ataques. Essa atitude só não deu frutos pelo extraordinário rendimento defensivo lusitanista. Mesmo atingindo as 5 faltas, o Lusitânia aguentou-se. O Matraquilhos falhou um livre direto, por Fábio Raposo, pouco antes de João Bettencourt fazer o 3-1, na sequência de um contra-ataque. A formação de Frederico Cardoso não se atemorizou com o tento de Nélson Silva e teve uma ponta final de grande eficácia com João Bettencourt em alta.

A dupla de arbitragem Bruno Rocha/Bartolomeu Franco, de Viana do Castelo, teve erro de palmatória no lance da grande penalidade que deu o empate ao Lusitânia.

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO

A 12.ª jornada do Campeonato Nacional da Segunda Divisão de Futsal Masculino - Série Açores ofereceu, então, os seguintes desfechos:

SC Barbarense 3 - Achada FC 2

SC Lusitânia 5 - Matraquilhos FC 2

Casa da Ribeira 6 - GD Fazendense 6

Clube Norte Crescente 11 - "Os Minhocas" 2.

O quadro da classificação geral está assim estabelecido (todas as equipas com 12 jogos):

1.º SC Lusitânia 31 pontos,

2.º Matraquilhos FC 30 pontos,

3.º Clube Norte Crescente 22 pontos,

4.º GD Fazendense 17 pontos,

5.º Casa da Ribeira 14 pontos,

6.º Achada FC 13 pontos,

7.º SC Barbarense 12 pontos,

8.º "Os Minhocas" 0 pontos.

A 13.ª (penúltima) rodada acontece sábado com os duelos

Achada FC - SC Lusitânia

GD Fazendense - SC Barbarense

"Os Minhocas" - Casa da Ribeira

Clube Norte Crescente - Matraquilhos FC.


SÉRIE AÇORES - 12.ª JORNADA

Pavilhão de Posto Santo.
Árbitros: Bruno Rocha e Bartolomeu Franco (AF Castelo Branco).
Cronometrista: Fernanda Moniz.

Ao intervalo
2-1

Lusitânia 5
Pedro Cardoso
Luís Brum
Diogo Pereira
Juliano Medeiros
Álvaro

SUPLENTES
Bruno Trovão, Tiago Leal, Hélder Ferreira, João Bettencourt, Bruno Machado, Miguel Teixeira e João Rodrigues.

TREINADOR
Frederico Cardoso.

Matraquilhos 2

Nuno Cardoso
Diogo Ávila
Tércio Perdigão
Tiago Poim
Fábio Raposo

SUPLENTES
Mário Lima, Dércio Rocha, Nélson Silva, Carlos Rui, João Marques, Nélson Laranjo, Diogo Vasconcelos, Ivanildo e João Cabral.

TREINADOR
Nuno Vieira.

Disciplina: cartão amarelo para Luís Brum, Diogo Pereira e Hélder Ferreira, do Lusitânia; Diogo Ávila, Carlos Rui e João Cabral, do Matraquilhos. Cartão vermelho para Diogo Pereira, do Lusitânia; e Diogo Ávila (p/acum), do Matraquilhos.

Marcadores: Pedro Cardoso (12m) e João Bettencourt (15m, 32m, 39m e 40m), para o Lusitânia; Fábio Raposo (8m) e Nélson Silva (34m), para o Matraquilhos.

Sem comentários: