terça-feira, 24 de julho de 2012

“É fundamental apostar na evolução dos treinadores”

Diario Insular | 24.JUL.2012 | Desporto | Futsal


NUNO VIEIRA, TÉCNICO DE FUTSAL

É fundamental apostar na evolução dos treinadores

Foi um dos técnicos açorianos presentes no Colóquio Internacional para Treinadores de Futsal que se realizou em Castro Urdiales, Espanha. Que benefícios foram possíveis retirar desta experiência?
"Aquele que se atreve a ensinar, jamais deverá deixar de aprender". Foi nesta perspetiva que participei neste congresso e foi, sem dúvida, mais um bom momento de aprendizagem. Para além da importância dos temas apresentados e da qualidade dos preletores, acima de tudo, a forma detalhada e pormenorizada como a equipa técnica desenvolveu o colóquio, na sua componente teórica e prática, revelou um grande nível de competência e conhecimentos que resultam naquela que é, atualmente, a melhor seleção de futsal no mundo.

A nível do futsal terceirense, tem existido a preocupação de garantir as ferramentas de formação aos treinadores?Pelo conhecimento que tenho, os cursos de treinador, de momento, estão "bloqueados", facto este que é preocupante para a modalidade. Os treinadores são mais do que importantes. São decisivos no desenvolvimento dos atletas, das equipas e, consequentemente, da modalidade. Na minha opinião, a frequência de formações para treinadores, não só os cursos, é escaca e, quando existem, são pouco frequentadas. Constatei uma grande diferença de mentalidade e cultura, levando em linha de conta que a constante partilha de informação e análise conjunta entre os treinadores espanhóis é uma realidade, o que resulta na evolução dos seus princípios de jogo, algo que os diferencia, e muito, dos treinadores locais. Com a organização de workshops mensais, o nível de conhecimento é outro.

Como analisa o nível global de formação dos treinadores terceirenses, nomeadamente aqueles que trabalham junto da formação?O futsal é claramente uma modalidade em crescimento. No entanto, é necessário realçar que, para crescer com sustentabilidade e qualidade, é fundamental focarmo-nos no desenvolvimento dos treinadores, uma vez que, a nível local, existe ainda muita falta de técnicos com conhecimentos e competências para realizar um trabalho coerente e evolutivo, com principal destaque nos escalões de formação, sob pena de não acompanharmos a natural evolução da modalidade e, posteriormente, não termos capacidade competitiva no escalão de seniores.

Em termos gerais, acha que o que se faz na formação é o suficiente? Que aspetos seriam necessários melhorar?Para termos uma ideia, na componente prática deste evento assisti a jovens entre os 16 e 18 anos (juvenis e juniores) a realizarem um conjunto de exercícios com componentes técnico-táticas que muitos dos nossos futsalistas, já seniores, possivelmente nunca realizaram. Tudo isto para dizer que, na minha opinião, temos de ter a capacidade de perceber que a nossa realidade futslista tem de evoluir. A necessidade de ações de formação para treinadores é fundamental, mas, acima de tudo, os treinadores devem apostar num método de treino definido e planeado, o que ainda não acontece em todos os clubes locais. Além disso, considero fundamental os quadros técnicos dos clubes estruturarem e definirem os seus modelos de formação não só em termos desportivos, mas também formativos. Tenho a plena convicção que os nossos futsalistas, se bem orientados, terão uma boa capacidade de resposta perante os desafios competitivos regionais e nacionais. Para que isso aconteça, temos de ter mais e melhores treinadores.

Sem comentários: